As camas tradicionais estão sendo substituídas por modelos box. Com essa mudança, um item ganhou destaque nos enxovais da casa, a peseira.
Peseira agora tem destaque e importância na decoração da cama e esse post é para te mostrar o que é uma peseira, como você pode escolher e por qual motivo ela é indispensável para a sua decoração.
Confira o que preparei para você, mas antes, que tal dar uma olhada em Como montar uma cama perfeita?
O que é peseira?
Uma peseira é uma manta que você utiliza no pé da cama. Sua função é dar charme à decoração e praticidade no dia a dia. Sabe aquele dia que chegou em casa e quer tirar um cochilo após o almoço sem precisar desmanchar toda a cama? Basta colocar os pés sobre a peseira.
As peseiras são colocadas nos pés da cama ou naqueles bancos que servem como apoio, antigamente se usava o baú, onde era guardado o enxoval.
Como escolher uma peseira para a minha cama?
Entendendo melhor o que é uma peseira, agora é fundamental saber como escolher qual a certa para a sua cama ou sua decoração.

O correto de uma peseira é que ela tenha tamanho maior do que a largura da cama. A mesma largura de uma colcha ou edredom são ideais. Como ela pode ser dobrada a altura não importa muito.
O ideal é que a peça seja 20 cm menor de cada lado do que o tamanho da sua colcha ou cobre leito.
Escolhendo a cor
Qual a cor, tecido ou estampa das peseiras depende do estilo de toda a decoração do quarto e das roupas de cama. Se você gosta de coisas mais exclusivas e também versáteis, o modelo em tecido jacquard é ideal para você.
Por outro lado, seu estilo seja mais minimalista, simples, a de tricô é a peça certa. Quanto às cores ou estampas, dependerá da proposta da sua decoração.

Mais do que uma simples peça de decoração, as peseiras deixam sua cama com maior charme, são como o toque final da decoração.
Materiais da peseira
Possuem diversas cores, modelos e tecidos. A utilização da peça vai depender do seu gosto e da decoração do seu quarto.

Dentre os tecidos mais comuns estão:
- pele fake: são os modelos produzidos com material que imitam peles de animais. Por conta disso, são ótimas opções para usar no inverno;
- jacquard: conhecido por ser uma peça exclusiva e versátil, com fios entrelaçados e desenhos únicos. São para todos os estilos de decoração e podem ser usadas em qualquer época do ano;
- tricô: é uma peça conhecida por ser quentinha e muito linda. As de tricô são mais usadas no inverno e possuem desenhos diversos, cabendo em várias decorações;
- suede: decorações minimalistas e com proposta mais sofisticada;
- cashmere: conhecido por possuir trama bem macia, toque aveludo, além de combinar com variados estilos de decoração.
E aí, o que achou do post? Se gostou, deixe seu comentário e diga pra gente qual tipo de peseira você mais gosta! Ah, não deixe de conhecer mais sobre a Santana Enxovais nos seguindo nas redes sociais: Facebook e Instagram.
Confira também com que frequência você deve trocar o lençol de cama!
Perguntas frequentes!
O que é peseira?
Uma peseira é uma manta que você utiliza no pé da cama. Ou seja, sua função é dar charme à decoração e praticidade no dia a dia.
Como usar peseira na cama?
O correto de uma peseira é que ela tenha tamanho maior do que a largura da cama. A mesma largura de uma colcha ou edredom são ideais. Dessa forma, como ela pode ser dobrada, a altura não importa muito, desde que também não seja exagerada.
O ideal é que a peça seja 20 cm menor de cada lado do que o tamanho da sua colcha ou cobre leito.
Como escolher uma peseira?
Qual a cor, tecido ou estampa das peseiras depende do estilo de toda a decoração do quarto e das roupas de cama. Se você gosta de coisas mais exclusivas e também versáteis, o modelo em tecido jacquard é ideal para você. Por outro lado, seu estilo seja mais minimalista, simples, a de tricô é a peça certa. Por fim, quanto às cores ou estampas, dependerá da proposta da sua decoração.