Cada vez mais, plantas estão sendo utilizadas em casas e apartamentos, justamente pela beleza e praticidade. As samambaias, por exemplo, eram muito utilizadas nos anos 80, sendo que em cada casa era possível contemplar uma espécie diferente. As samambaias são ótimas opções para deixar o lar mais alegre, além de todo verdinho.
Além disso, como a samambaia é uma planta volumosa, ou seja, com pendentes e folhas longas, você pode pendurá-la ou colocá-la em lugares mais altos. Por conta disso, são ótimas opções para decorar uma varanda, por exemplo. Nos anos 80, as samambaias eram bastante utilizadas em diversas casas. A tendência de decoração voltou, mas, além de apenas decorar, as plantas agora também viraram estilo de vida.
Assim, se você deseja deixar sua casa com ar de leveza e tranquila, as samambaias são uma ótima opção. Mas atenção, antes de comprar sua plantinha, alguns cuidados devem ser tomados. Nós da Santana Enxovais preparamos algumas dicas para você, confira:
6 passos de como cuidar de samambaias
Quando falamos em samambaia é preciso ter em mente que existem diversos tipos. Cada tipo possui um visual e uma forma diferente de cultivo. Contudo, todos os tipos podem ser plantados e cultivados em casa. Assim, basta você escolher qual tipo lhe agrada mais e arrasar na decoração da sua casa.
Olha só as dicas que a Santana Enxovais preparou para você:
- Escolha um local com luz baixa e indireta do sol.
- Mantenha unida com borrifadas de água durante o dia ou com vasos com água bem próximo.
- Samambaias gostam de temperatura quente.
- Adube todo mês pois samambaias adoram.
- Retire sempre folhas, galhos secos ou doentes. Verifique também se tem insetos.
- Fique de olho para trocar elas de vaso, por crescerem muito podem precisar de constante troca de vasos.
Tipos de samambaias e suas características
Os tipos de samambaias variam conforme a folhagem, as condições de cultivo e até dos seus galhos. Confira as principais espécies e suas características:
- Avenca: folhagens com verde claro, são bem delicadas, muito sensíveis e requerem um cuidado especial com a rega;
- Asplênio: folhagem grande e única, ela possui um brilho natural e compõe muito bem em vasos;
- Chifre-de-veado: com folhagem bem larga, se adapta muito bem em xaxim ou tronco de árvores e suporta bem o clima mais seco;
- Mini samambaia: folhagem bem repolhuda e pequena. O verde desse tipo é bem clarinho, e é muito usada em vasinhos pequenos sob a mesa;
- Samambaia Americana: é a mais comercializada entre todas. Dotada de folhas mais rígidas, densas, longas e retilínea, é o resultado de um trabalho genético de melhoramento;
- Argentina: é muito parecida com a Americana, porém, têm folhas mais longas e ralas;
- Samambaia Azul: suas folhas são grandes e um pouco crespas nas pontas, e tem um verde um pouco mais claro;
- Samambaia de metro: são recortadas e franjadas e suas frondes atingem mais de dois metros de comprimento;
- Havaiana: é a espécie de samambaia que abriga o maior número de variedade hortícolas;
- Jamaica: dotada de rizomas com aspecto de cera e textura de arame, finos, verdes com pelos escuros e rijos, folhas na tonalidade verde esmeralda;
- Renda Francesa: com folhagens menores, mais cheias e compactas, ela compõe muito bem em centro de mesa e em cachepô;
- Renda Portuguesa: são pendentes e plumosas, sempre cultivadas em vasos ou bacias.
Crie um relacionamento íntimo com a sua samambaia. Ela exigirá isso de você. Além das regas frequentes, é necessário adubar uma vez por mês a samambaia.
E aí, o que achou da matéria? Se gostou, compartilhe e deixe seu comentário. Além disso, confira também Como montar uma cama perfeita!
Perguntas frequentes?
Qual samambaia pode ficar no Sol?
De forma, não é recomendado que as samambaias fiquem no sol. Isso porque, as folhas podem amarelar. Logo, a samambaia é uma planta que prefere locais sombreados. Você pode deixá-la perto de janelas bem como debaixo de árvores e na varanda. O importante é observar para que ela não receba luz solar direta nem fique muito tempo pegando sol.
Qual o melhor lugar para Samambaia?
As samambaias preferem ambientes com sombra, mas que recebam de forma moderada os raios solares. Por conta disso, um dos locais mais adequados para o cultivo da samambaia é perto da janela ou em varandas que possuem pouca incidência solar.
Como cultivar samambaias?
Você pode cultivar samambaia tanto em vasos quanto em locais abertos, no solo. Para isso, o solo precisa ser rico em matéria orgânica, como o solo encontrado em florestas. Em seguida, escolha um bom vaso para realizar o plantio. Além disso, para ajudar na drenagem, você pode colocar pedras as redor do vaso.
Como cuidar das samambaias?
Para cuidar das samambaias é necessário deixá-las em locais sombreados com pouco incidência solar. Além do mais, é necessário adubar uma vez por mês a samambaia, mas lembrando que a samambaia precisa estar sempre úmida.
Não deixe de conhecer mais sobre a Santana Enxovais nos seguindo nas redes sociais: Facebook e Instagram.