Fale pelo Whatsapp 62 99103-0866

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tipos de tecido para enxoval – Conheça os principais e as características

Não há nada mais relaxante do que chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e deitar em uma cama toda arrumada. A cama é um dos lugares onde passamos mais tempo, dormindo ou descansando por alguns minutos ao longo do dia. Neste caso, o descanso depende dos tipos de tecido que você utiliza na decoração do seu quarto.

A variedade de tecidos no mercado é gigantesca. Saber qual o tipo de tecido ideal para você, pode contribuir muito para uma noite de sono perfeita. É importante que você saiba sobre a composição dos tipos de tecido e dos cuidados no momento da lavagem.

Pensando nisso, nós preparamos um guia completo para te auxiliar na escolha do tipo de tecido ideal e qual se encaixa melhor às suas necessidades. Vamos lá?!

+Leia também “Pano de prato – Confira quais são os tipos de tecidos disponíveis”

Os principais tipos de tecido

O mundo da decoração está cheio de variedades quando se fala em tipos de tecido .É comum que no momento da compra, surjam dúvidas de qual tecido escolher. Um bom tecido para o enxoval do quarto é importante para ter noites tranquilas e confortáveis.

+Você também vai gostar de ler dicas de como montar uma cama perfeita

Confira as características dos principais tipos de tecidos:

Lençol Avulso Malha Casal – Cinza 100% Algodão

Malha

Feito por fios têxteis que são traçados na mesma direção. Desta forma a elasticidade dele é bastante aproveitada. A principal utilização da malha pode ser vista em peças do vestuário, como roupas esportivas e de praia.

A malha é um dos principais materiais utilizados na confecção de lençóis e roupas de cama em geral. Oferece praticidade, conforto e flexibilidade. Tecidos como viscolycra, jersey, ribana, moletom, piquet e molinê, são alguns exemplos que utilizam a malha na produção.

+Confira: Jogo Lençol Malha Queen Cinza – 100% Algodão

Cuidados com a malha

  • Se o tecido não for uma malha 100% algodão, poderá gerar bolinhas e para evitar alguns cuidados devem ser tomados na lavagem.
  • Nunca, nunca, nunca… Bater na máquina um de tecido 100% algodão com outras peças com texturas diferentes.
  • Evitar o excesso de sabão em pó à base de cloro, evitar deixar de molho, deixar secar no varal dependurados com grampos no elástico, evite arame farpado e secar preferencialmente à sombra evitando secadores.

Percal

É bastante procurado para compor a decoração do quarto e fabricação de fronhas e lençóis.

Com um arranjo fechado e fios bem entrelaçados ele é confeccionado a partir do algodão e é muito procurado por sua durabilidade. Uma das principais características é a densidade do material, motivo pelo qual o percal é resistente e não desfia com facilidade.

Encontra-se puro – feito com 100% algodão ou o misto produzido com 50% algodão e 50% poliéster, fosco ou com um toque acetinado.

O que difere os dois tipos, puro e misto, é que o puro apresenta maior durabilidade e maciez. O misto não amassa com facilidade, porem as chances de aparecer bolinhas é maior. O percal puro é mais caro e o misto é mais em conta.

Como lavar o percal?

Na hora de lavar o percal, é importante seguir algumas instruções, como:

  • Utilize água morna sem usar muito sabão;
  • Após a lavagem, enxágue com fria no final;
  • Pode ser colocado na secadora e no varal;
  • Já para passar, basta ajustar a temperatura do ferro do modo apresentado na etiqueta do lençol;
  • Evite deixar o tecido de molho. Isso ajuda a evitar manchas.
tipos de tecido

Tipos de tecido – Helanca

É fino, resistente e de fácil lavagem que não precisa ser passado e quando amassado retorna ao seu estado original. Não machuca a pele, além de ser resistente aos atritos diários. Logo, são bem duráveis.

Com o passar do tempo, a indústria têxtil conseguiu produzir materiais que se ajustassem às necessidades do mercado, utilizando fios de poliamida, alcançando grande diversidade até os dias atuais. Existem vários tipos de cores disponíveis para a helanca, além de aceitar pinturas sem grandes dificuldades.

tipos de tecido

Oxford

É um tecido clássico, com fibras finas que geralmente são utilizados para decorações, festas e serve para confecções de roupas. O processo de modelagem é composto pelo entrelaçamento de dois fios, além de um terceiro mais grosso, todos em direção do enchimento.

É comum tê-los em ornamentação de painéis e cortinas, em guardanapos, toalhas de mesa e aventais. É bastante resistente a amasso. Caso o tecido amasse, basta umedecer antes de passar. A secagem é fácil e rápida.

Outra finalidade para o tecido Oxford é a sua utilização em roupas sociais. Como é um material mais grosso, calças e blazer são uma ótima opção. Antigamente, a produção do tecido Oxford era feito exclusivamente com algodão. Hoje em dia já é possível encontrar produções mistas, com algodão e poliéster.

Algumas das características do tecido é o baixo custo benefício. É considerável durável e bastante versátil, podendo ser estampado com bordado. Sua textura é fina, leve e maleável, com um aspecto versátil. Outra questão é que o tecido Oxford se adapta a qualquer tipo de combinação.

tipos de tecido

Cetim

Fabricado com algodão ou seda, sendo mais procurado para os que desejam conforto e beleza. O toque é macio e possui aspecto brilhante e liso, recomendado para dias frios já que absorve calor.

Quando a composição do cetim, o tecido é composto por trama solta e maleável, quando feito de algodão. Essas características fazem do cetim um tecido nobre, macio, confortável e aconchegante. Mesmo confeccionado com seda ainda apresenta aspecto brilhante, liso e elegante.

+Confira também “Tecido de algodão – Qual a melhor opção para o seu dia a dia”

Proporciona cuidados para a saúde do cabelo e da pele faz com que seja bastante procurado. As fronhas confeccionadas a partir do cetim absorvem a hidratação do cabelo, evita frizz e previne queda.

Cuidados na lavagem

É recomendável que seja lavado à mão para que as fibras fiquem preservadas garantindo uma limpeza mais eficaz e delicada. Outras dicas são:

  • Use água fria e sabão líquido, deixando de molho durante 5 minutos;
  • Esfregar levemente para não danificar as fibras;
  • Enxágue duas vezes para retirar o sabão;
  • Não torça e coloque para secar na sombra, de preferência, sem pregadores.

Para passar, é importante posicionar bem o tecido, passando a parte contrária do brilho. Além de utilizar a potência mais baixa do ferro. Para o calor não prejudicar e aumentar sua durabilidade coloque uma toalha entre o tecido e o ferro .

Microfibra

A microfibra é o tecido mais utilizado na fabricação de enxovais para o frio, como edredons, mantas e cobertores. O tecido garante que haja troca térmica entre a fibra e o corpo, esquenta na medida certa e torna as noites frias mais aconchegantes. Além do mais, o tecido proporciona um visual lindo para a decoração do quarto.

Facilidade na lavagem e para secar, isso porque a espessura do fio é extremamente fina.

Por ser antialérgico tem sido bastante procurado, é confeccionado com fibras de poliéster, viscose e acrílico, . Quanto à textura e o visual, a microfibra é suave e macia e os tecidos possuem cores vivas, que não desbotam com facilidade.

Como lavar o tecido de microfibra?

A lavagem deve ser feita logo após uso para que a sujeira não se misture com as fibras do tecido e perca a qualidade, desta forma:

  • Lave com água morna e detergente, preferencialmente neutro;
  • Esfregue bem e remova todo o sabão do tecido;
  • Para garantir melhor maciez para o pano, coloque a microfibra em um molho feito de solução de vinagre e água;
  • Utilize meio copo de vinagre para dois litros de água.
tipos de tecido

Tipos de tecido – Impermeável

Uma das principais características do tecido impermeável é o componente interno que permite que o suor seja evaporado. O tecido proporciona impermeabilidade, resistência à água, entre outros. Ele surgiu em 1976, em jaquetas que causaram um grande rebuliço entre os consumidores.

É à prova de água, produzido a partir do politetrafluoretileno e por ser impermeável a água é repelida de modo que a roupa continue seca. Segura até certa quantidade de infiltração, passando disso, a água vai se infiltrar e causar desconforto.

Usado na confecção de jaquetas, barracas, capas de chuva e protetores de cama. Servem como protetores para colchões e travesseiros, evitando que a infiltração ocorra. Apesar das poucas desvantagens, é inegável que o gore-tex é um excelente produto e foi uma incrível descoberta, ainda no século XX.

Principais características do tecido impermeável

Protetores de colchão ou travesseiro produzidos com tecido impermeável são ótimos para:

  • Afasta alergias respiratórias;
  • Mantém o colchão ou os travesseiros sempre limpos;
  • Proporciona maior durabilidade ao seu colchão;
  • Previne que qualquer líquido penetre no colchão.
cortina blackout
cortina blackout

Blackout

O blackout é mais utilizado para as cortinas, graças a um tecido mais grosso adicionado à cortina, é possível deixar o quarto bem escuro, do jeito mais confortável possível. Além de ser um ótimo bloqueador da claridade, ele retém até 30% do calor externo, impedindo que entre dentro de casa. O ruído de sons da cidade também é diminuído quando essa cortina está em uso.

O tecido blackout possui fibras de poliéster com fibras de cetim, em alguns casos. Primeiro tem a base de têxtil, depois os componentes químicos e por último, espuma acrílica. Ele possui também propriedades refratárias e pode escurecer até 90% do ambiente interno.

Cuidados com o Blackout – Tipos de tecidos

Deve ser limpo periodicamente, para preservar o visual, evitar deformações e danos. Caso use a máquina de lavar para a limpeza, a temperatura não pode passar dos 40 graus. Use o ciclo suave e seque em um local com sombra e ventilação.

Existe o tecido derivado, o Jacquard. Ele é resistente a danos mecânicos, é mais fácil de limpar, dispõem de várias texturas, paletas e padrões disponíveis. É um pouco mais denso e mais caro.

Para fazer uma boa escolha do blackout tem que se atentar ao local que vai ser instalado e ao material usado na produção.

cortina blackout

TNT

O TNT possui uma estrutura plana, porosa e flexível com véu ou manta de fibras. É feito por adesão, coesão ou pela combinação destes elementos. O tecido não tecido é bem leve, não irritando o contato com a pele. Usado em produtos hospitalares como toucas, máscaras, jalecos e lençóis , por ser descartável. É um material barato, porém de boa qualidade.

Cuidados com o TNT

Para não perder a função de proteger, não deve ser amassado e utilizado ferro para passar para não ser queimado por completo. O TNT é biodegradável, logo, não atinge o meio ambiente de forma agressiva.

Não se deve esterilizar e para lavagem é recomendada acima de 100 gramas. Caso seja lavado, vai perder a finalidade de filtração.

tipos de tecido

Rústico

Em seu significado simplificado, rústico significa, rude, simples. É uma referência ao mal acabado, não finalizado, lapidado. Levando isso para o lado têxtil dos tipos de tecido, nada mais é que algum material que apresente essas características.

O estilo rústico se associa de forma tradicional ao campo, casas antigas da zona rural, e ambiente com decoração mais grossa e sem detalhes. O couro, a palha, o vime, e os tecidos naturais em tom marrom e bege são os mais utilizados. Um estilo informal, mas bastante aconchegante quando bem aplicado.

Dicas para lavar os diferentes tipos de tecido

A roupa de cama deverá ser lavada separadamente de outras peças, é importante separar os tipos de tecidos no momento da lavagem. Isso garante a durabilidade de cada peça, sem que haja o aparecimento de bolinhas ou manhas.

Recomenda-se que:

  • Separar as roupas brancas das roupas de cama coloridas para evitar manchas;
  • Evite lavar tecidos mistos com tecidos puros. A fibra do material pode ser danificada por conta do atrito entre as peças;
  • Use pouco sabão! O recomendado é que a lavagem dos tecidos seja feita com água morna e, no final, as peças sejam enxaguadas com água fria;
  • No momento da secagem, opte por lugares sombreados ou utilize a secadora com cuidado para danificar as peças;
  • Para passar, utilize as instruções na etiqueta de cada tecido.
  • Evite deixar de molho, pois esse habito pode deixar manchas;
  • Caso o tecido já apresente manchas, utilize produtos específicos removedores de manchas.

O que você achou do post? Se gostou, não deixe de compartilhar e deixar seu comentário. Conheça mais sobre a Santana Enxovais nos seguindo nas redes sociais: Facebook Instagram.

Perguntas frequentes!

O que é tecido helanca?

É um tipo de tecido bem fino, resistente e de fácil lavagem, uma vez que a helanca não precisa ser passada, já que ela retorna ao seu estado original de forma rápida quando amassada.

Qual a diferença entre percal puro e percal misto?

O percal puro apresenta maior durabilidade e maciez. Já o misto não amassa com facilidade, mas as chances de aparecer bolinhas é grande. Outro fator de diferença é relacionado ao preço. O percal puro é mais caro, enquanto o misto é mais em conta.

Por que utilizar tecido impermeável?

Uma dos principais motivos é a impermeabilidade, resistência à água, entre outros. Além disso, o tecido impermeável é composto por um componente interno que permite que o suor seja evaporado.

Como lavar lençol de malha?

O recomendado é não bater na máquina um de tecido de malha 100% algodão com outras peças com texturas diferentes, por exemplo, o jeans. Além disso, evite o excesso de sabão em pó à base de cloro.

Comente o que achou:

Posts que você pode gostar